terça-feira, 2 de julho de 2013

PADRONIZAÇÃO FAZ BLOGUE CONFUNDIR EMPRESA DE ÔNIBUS


A padronização visual dos ônibus do Rio de Janeiro causa tanto prejuízo que até mesmo um blogue sobre notícias da Cidade Maravilhosa confundiu a empresa da foto, ao divulgar uma notícia de uma indenização por acidente.

O blogue Informativo Rio, conhecido dos internautas cariocas, publicou uma notícia de uma sentença determinando à Rodoviária Âncora Matias a indenizar uma passageira por causa de um acidente causado por um freio brusco.

No entanto, a foto exibida corresponde a um ônibus da Auto Viação Três Amigos (ver abaixo), código 445xx. O da Matias é 255xx. Embora a Três Amigos e a Matias circulem em áreas comuns, como Méier, Saens Peña, Maracanã e Vila Isabel, até mesmo os tipos de ônibus que elas usam são diferentes, sendo a Três Amigos normalmente voltada para ônibus mais curtos.

Mas a padronização visual cria uma pintura só que pouca diferença faz se são ônibus longos ou curtos. Em certos casos, até carrocerias podem ser confundidas. Certos busólogos acham frescura essa confusão, seguros de suas informações técnicas, mas até eles podem se confundir ao pegar um ônibus. Só que raramente um busólogo pega ônibus, ele admira os ônibus de fora.

As pessoas comuns, com tantas ocupações e preocupações, é que não têm tempo para saber se o ônibus Internorte é Matias ou Três Amigos, Acari ou Madureira Candelária, Caprichosa ou Rubanil etc. Isso é o transtorno que certas pessoas não admitem e se irritam com isso. Tem gente que é egoísta e, pior, ainda fala em "defesa do interesse público". E a coisa vai mal no sistema de ônibus do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.